Hoje decidi começar uma série de posts destinada a designers e aspirantes. Vou falar um pouquinho da pequena biblioteca que tenho aqui na Dezê e indicar alguns livros para leitura.
Minha biblioteca começou a ser montada quando eu ainda estava na faculdade e desde então não parei mais. Os livros que irei mencionar aqui, são considerados de referências, e quase sempre são usados no desenvolvimento de nossos projetos, principalmente no que diz respeito a criação de identidades visuais.
Vamos iniciar com nosso queridinho:
Design De Logotipos: + De 300 Cases Internacionais Desconstruídos & Analisados
Autor: Matthew Healey
Editora: Rosari
Número de Páginas:240Sinopse: DESIGN DE LOGOTIPOS é um dos principais livros sobre o tema. Ao analisar grandes projetos, de diversas partes do mundo, ele nos dá uma clara compreensão de como se direcionar ao seu mercado e como transmitir os valores de sua marca. Além de funcionar como um portfólio com ideias inspiradoras, é também um livro prático e de solução de problemas, que abrange os processos gerais e alguns detalhamentos específicos. Todos os logotipos aqui apresentados são desconstruídos, para mostrar a colaboração de cada elemento para que o design se torne eficiente. Os estudos de caso mostram o raciocínio por trás de projetos de enorme sucesso. O livro também pode ajudar na criação de logotipos eficientes, ele também ajudará a explicar para seus clientes como e porque eles podem se ajustar ao briefing.
Esse livro sem dúvidas é meu favorito, foi com ele que aprendi a transformar os valores de cada empresa em pequenos detalhes nas identidades que nascem aqui na Dezê. As páginas deste livro estão recheadas de projetos incríveis e uma pequena ficha técnica da criação de cada um deles, incluindo a conceituação. Ao lado, além do logotipo, são apresentados pequenos detalhes que transmitem esses valores. Abaixo um exemplo:
O livro é separado por segmentos de atividades e de bônus apresenta na parte final uma seção sobre o significado de algumas formas, cores e tipografias. Essa parte fala também sobre identidades completas, outras mídias, slogan e redesign’s.
Este é um livro que achamos ser uma excelente referência para designers que tem como core criação de logotipos.
Em breve, mais dicas de livros aqui. Fiquem ligados!